Home | Agende sua consulta | Contato | Novidades
Endocrinovet
Quem Somos
Clientes
Principais doenças
Agende sua consulta
Links
Ciência e Inovação


Você sabia que a obesidade é uma doença?
A obesidade é uma doença grave que diminui em média a expectativa de vida em até 2 (dois) anos, além de ser responsável pela redução na qualidade de vida dos animais de estimação. O animal obeso fica doente com mais freqüência, visto que a obesidade predispõe a problemas articulares e cardíacos, além de dificuldade respiratória e infecções (principalmente de pele).

Meu cão come pouco e mesmo assim não emagrece. É possível que ele tenha algum problema hormonal?
Sim, existe a possibilidade de que seu cão esteja com alguma doença de causa hormonal. Em primeiro lugar, é preciso certificar-se de que seu amiguinho coma tão pouco quanto você imagina através da realização de cálculos para se determinar a ingestão calórica. Após a constatação de que o paciente apresenta ingestão calórica ideal, o segundo passo é pesquisar outras causas de obesidade, como por exemplo, alterações hormonais.

Seu cão (ou gato) bebe água em excesso e urina exageradamente? Será que ele tem diabetes?
Beber muita água e urinar em excesso é um sinal de que o nosso amigo de companhia está com algum problema de saúde. É verdade que pode ser diabetes, mas pode ser também que ele esteja com alguma outra doença de causa hormonal ou não hormonal. Por isso o nosso amigo deve ser levado ao médico veterinário o qual irá realizar exames para identificar as possíveis causas das alterações de comportamento. Se houver suspeitas de alguma doença de causa hormonal (endócrina) é importante que seu animal seja encaminhado para um médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia veterinária.

Os cães também podem apresentar colesterol aumentado? Quais os problemas decorrentes desse aumento?
Tanto os cães quanto os gatos podem apresentar aumento de colesterol no sangue. A esse aumento denominamos de hiperlipidemia. Os animais com hiperlipidemia podem apresentar dor abdominal, vômitos, diarréia, problemas oculares e convulsões.

Como identificar se o cão ou o gato está acima do peso?
Para identificar se o cão ou gato está acima do peso basta observá-lo “de cima”, pois deste ângulo de visão esses animais devem apresentar forma de ampulheta, ou seja, “cintura de pilão”. Em caso de dúvidas, converse com o médico veterinário de sua confiança! Se necessário, ele irá encaminhar o nosso amiguinho para um médico veterinário especializado em endocrinologia e metabologia veterinária.

Meu cão está obeso! Será que ele pode fazer agility para emagrecer?
Não é recomendado que o cão obeso faça agility, pois pode ser prejudicial à sua saúde, uma vez que o excesso de peso poderá afetar articulações, a coluna e até mesmo o sistema cárdio-respiratório. O animal que está acima do peso deve realizar uma atividade física mais leve, em curtos períodos de tempo e conforme perde peso, pode-se aumentar gradativamente as atividades físicas. É importante lembrar que qualquer atividade física deve ser estabelecida e orientada pelos médicos veterinários.

Todos os direitos reservados | Criação e desenvolvimento: Midiatre.com.br